Funfestival

Os 8 melhores filmes sobre gastronomia

Para muitos, a gastronomia é considerada uma expressão artística, representando a arte de desfrutar de uma refeição de qualidade.

Por Meu Quadradinho em 13/02/2024 às 09:02:39

Comer Beber Viver (1994)

Yin shi nan nu (1994) / Crédito: Belas Artes à La Carte, Central Motion Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte.

Esta comédia dramática taiwanesa fez sucesso internacional e projetou o diretor Ang Lee mundialmente. Um dos motivos do filme ter chamado a atenção é pela representação da rica culinária taiwanesa e chinesa e pela maneira como a comida é usada como um meio de comunicação e expressão emocional. 

O filme segue a complexa relação familiar entre um chef de cozinha viúvo e suas três filhas adultas. A habilidade na cozinha do homem não se estende para a comunicação com suas filhas, que têm suas vidas e desafios próprios. 

Contudo, a comida é uma constante que os une, e o chef constantemente cozinha grandes banquetes para sua família.

Leia mais:

Ratatouille (2007)

Ratatouille (2007) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Um dos principais filmes que vêm à mente quando se pensa em gastronomia é essa aclamada animação da Pixar

A história gira em torno de Remy, um rato dotado de um talento excepcional para a culinária e com o sonho de se tornar um chef de cozinha, apesar da oposição de sua família e da sociedade que vêem os ratos como pragas.

No entanto, Remy vê uma oportunidade de realizar o seu sonho quando conhece um ajudante geral de um renomado restaurante em Paris. Remy passa a controlar discretamente o humano, escondido sob seu chapéu, e juntos criam pratos deliciosos.

Julie & Julia (2009)

Julie & Julia (2009) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes Paramount+ e Oi Play.

Dirigido por Nora Ephron, a comédia comfy “Julie & Julia” apresenta duas histórias reais entrelaçadas. 

Uma delas retrata a ascensão de Julia Child (Meryl Streep) como uma renomada chef, explorando a culinária francesa e eventualmente escrevendo seu famoso livro de receitas. 

A outra história segue Julie Powell (Amy Adams), uma escritora entediada em Nova York que se desafia a cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia em um ano, documentando sua jornada em um blog.

Estômago (2007)

Estômago (2007) / Crédito: Downtown Filmes (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e Globoplay.

Este filme brasileiro aborda a temática da gastronomia entrelaçada com jogos de poder e prazer. “Estômago” é um thriller dirigido por Marcos Jorge e estrelado por João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana e Carlo Briani. 

A trama segue duas histórias paralelas envolvendo Nonato (Jorge). Uma delas o mostra na prisão, onde ele consegue ascender graças ao seu talento culinário, preparando pratos deliciosos para seus colegas de cela e ganhando status. 

A outra linha narrativa revela aos poucos sua jornada e talento na cozinha: um imigrante nordestino chega a uma grande cidade do Sudeste/Sul sem nada. Ao ser contratado em um bar, ele descobre sua habilidade na culinária e chama a atenção do proprietário de um conceituado restaurante italiano local.

Pegando Fogo (2015)

Burnt (2015) / Crédito: The Weinstein Company (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.
  • Disponível para assinantes do Netflix, Amazon Prime Video e Telecine.

Bradley Cooper estrela este filme como um chef de cozinha imprudente e arrogante que perde seu restaurante de alta classe em Paris, com duas estrelas Michelin, devido ao seu problema com drogas e bebidas. 

Porém, ele recebe uma nova oportunidade como chefe em um restaurante em Londres. Com isso, vê a possibilidade de conquistar uma estrela Michelin a mais, o mais alto reconhecimento na gastronomia. Para isso, exige perfeição de sua nova equipe de cozinheiros.

Chef (2014) 

Chef (2014) / Crédito: Open Road Films (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Lançado na onda dos food trucks, "Chef" foi bem recebido pela crítica especializada. O longa apresenta aprovação de 87% no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. 

O filme, dirigido, escrito e estrelado por Jon Favreau, apresenta um elenco de peso, incluindo Sofia Vergara, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Oliver Platt, Bobby Cannavale e Dustin Hoffman, além de uma participação especial de Robert Downey Jr. 

Na trama, um chef renomado perde seu emprego em um restaurante badalado de Los Angeles após uma briga pública com um crítico gastronômico. A partir desse incidente, ele reinicia sua jornada comandando um food truck.

Sem Reservas (2007)

No Reservations (2007) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max e Oi Play.

Esta comédia romântica é uma adaptação americana do filme alemão “Bella Martha”. Catherine Zeta-Jones estrela como uma renomada chef de um restaurante em Nova York, cuja vida é transformada por eventos inesperados. 

Após a trágica morte de sua irmã em um acidente de carro, ela se vê como guardiã de sua sobrinha de nove anos (Abigail Breslin). Ao mesmo tempo, ela se envolve romanticamente com um colega de trabalho (Aaron Eckhart) que acaba de ingressar na equipe do restaurante.

A Festa de Babette (1987)

Babettes gæstebud (1987) / Crédito: Det Danske Filminstitut, Nordisk Film Denmark, Panorama-Film (divulgação) ””””
  • Não disponível nos streamings.

Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988, "A Festa de Babette" é uma aclamada produção dinamarquesa que apresenta uma cena de jantar que deixa qualquer um com água na boca.

A história se passa em uma pequena vila na costa da Dinamarca do século XIX e segue duas irmãs que vivem em uma comunidade religiosa austera. Suas vidas pacatas são interrompidas quando elas contratam como cozinheira uma refugiada francesa, Babette. 

Contudo, tempos depois, os moradores religiosos são confrontados quando Babette ganha uma quantia considerável na loteria e decide preparar um suntuoso banquete.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO