ORLA/BRASAL

Rumor: Apple apresentará novos avanços de IA no iOS 18

Rumores sobre o iOS 18 da Apple sugerem avanços significativos na integração de inteligência artificial (IA) nos dispositivos.

Por Meu Quadradinho em 13/02/2024 às 15:06:20

Rumores sobre o iOS 18 da Apple sugerem avanços significativos na integração de inteligência artificial (IA) nos dispositivos. Especula-se que a empresa esteja preparando uma atualização que poderia colocar seus recursos de IA em pé de igualdade com os concorrentes.

No contexto da crescente onda de entusiasmo em torno da inteligência artificial, o lançamento da linha principal Pixel 8 pelo Google, com suas funcionalidades de IA aprimoradas, e o anúncio da série Galaxy S24 pela Samsung, com a introdução do que a empresa chama de Galaxy AI, mostram claramente a importância crescente dessa tecnologia no mundo dos smartphones.

Embora a Apple já integre recursos de IA em seus iPhones — como é evidenciado pelo recurso de detecção de duplicação de fotos e pelo aprimoramento automático de imagens — parece que a empresa está tentando alcançar seus concorrentes em termos de IA generativa, pelo menos no que diz respeito à percepção do público em geral.

Leia mais:

E isto poderá acontecer com a próxima grande atualização de software: o iOS 18. Segundo a edição de janeiro da newsletter Power On de Mark Gurman, espera-se que esta seja a "maior" atualização de software na história do iPhone. Gurman já havia mencionado, na edição de novembro, que o iOS 18 poderia trazer atualizações "relativamente inovadoras", incluindo "grandes novos recursos e designs".

Embora os detalhes sobre o iOS 18 ainda sejam escassos, como de praxe, a Apple costuma apresentar uma prévia de suas principais atualizações de software na WWDC, sua conferência anual de desenvolvimento de software, que ocorre em junho.

Apple e IA

  • Com o iOS 17 deste ano, a Apple introduziu uma série de recursos alimentados por IA.
  • Entre eles, está a capacidade de clonar sua própria voz no iPhone e um teclado atualizado com uma correção automática mais precisa.
  • No entanto, a empresa não foi tão longe quanto seus concorrentes ao revelar produtos de IA generativa, como o Bard do Google ou o Chat GPT da Open AI.
  • Agora, os rumores indicam mudanças significativas no iOS 18.

Inovações de IA aguardadas no iOS 18

Embora a Siri esteja presente desde o iOS 5, lançado em 2011, o iOS 18 pode marcar um salto significativo em sua inteligência. De acordo com Gurman, a tecnologia de IA generativa “deve melhorar a capacidade tanto da Siri quanto do aplicativo Mensagens de responder a perguntas e completar frases automaticamente”.

Um relatório de setembro do The Information sugere que a Apple pretende usar grandes modelos de linguagem, essenciais para a IA generativa, para tornar a Siri mais inteligente. Se isso for verdade, podemos esperar que a Siri seja capaz de realizar tarefas mais complexas em resposta a comandos de voz simples, representando um avanço notável em suas capacidades.

Siri pode se tornar mais inteligente no iOS 18. (Imagem: sdx15 / Shutterstock.com)

Outra novidade esperada é o suporte RCS, o padrão de mensagens multiplataforma, que a Apple planeja trazer para o iPhone. Segundo um relatório de novembro do 9to5Mac, um porta-voz da Apple afirmou que isso acontecerá “mais tarde no próximo ano” e funcionará em conjunto com o iMessage.

O suporte RCS promete melhorar a experiência de mensagens entre usuários de iPhone e Android, oferecendo recursos semelhantes aos do iMessage, como o envio de fotos e vídeos de alta qualidade, confirmações de leitura e indicadores de digitação. Além disso, a criptografia de ponta a ponta garantirá uma comunicação segura.

No entanto, é importante ressaltar que o iMessage permanecerá exclusivo para os dispositivos da Apple, enquanto o RCS estará disponível para todos os usuários, independentemente da plataforma.

Comunicar erro
TAGUATINGASHOPPING

ComentĂĄrios

PONTUAL CARGO