GR8MOTORS

Túnel Rei Pelé é fechado nas noites de segunda para limpeza

Inaugurado em 5 de junho de 2023, o Túnel Rei Pelé recebe rotineiramente serviços de manutenção para conservação, preservação e sustentabilidade da estrutura.

Por Redação em 02/04/2024 às 14:13:17

Durante a interdição de determinada galeria para limpeza, a recomendação é que os motoristas utilizem a Avenida Central como rota alternativa.

"O fechamento ocorre sempre no período noturno para que possamos causar o menor impacto à população, realizando a manutenção dessa obra imprescindível para a mobilidade urbana do Distrito Federal. A população será avisada com antecedência de qualquer alteração no cronograma", explicou Janaína Chagas, secretária-executiva de Obras.

Manutenções periódicas garantem o bom funcionamento dos equipamentos presentes na passagem subterrânea, como ventiladores e câmeras

Manutenção preventiva

Uma vez por mês, o Túnel Rei Pelé também é fechado para que seja executada a manutenção preventiva dos jatos ventiladores. Cada ventilador pesa cerca de uma tonelada e tem a função de melhorar a qualidade do ar no interior da passagem, em caso de engarrafamentos, e de retirar a fumaça de dentro do túnel, em caso de incêndio.

“A estrutura do Rei Pelé conta com 52 jatos ventiladores. O objetivo dessas ações de manutenção é garantir a eficiência contínua desses equipamentos. Sempre que possível, essas ações são executadas no mesmo dia em que a estrutura já se encontra fechada para limpeza”, esclarece Chagas.

A secretária-executiva também pontua que os sistemas de ventilação, iluminação, incêndio e câmeras, entre outros, funcionam de forma integrada e automatizada. “Sempre que se fizer necessário, o túnel poderá ser fechado, no horário noturno, para ações de manutenção nesses equipamentos”, conclui.

*Com informações da Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF)

Comunicar erro
BURITIS

ComentĂĄrios

PONTUAL CARGO