GR8MOTORS

Siri 2.0? Apple desenvolve IA melhor que ChatGPT, diz artigo

Quando o assunto é plataforma com inteligência artificial (IA), as mais em alta no momento são: ChatGPT (OpenAI), Copilot ("ChatGPT da Microsoft") e Gemini (Google).

Por Meu Quadradinho em 02/04/2024 às 15:13:06

Quando o assunto é plataforma com inteligência artificial (IA), as mais em alta no momento são: ChatGPT (OpenAI), Copilot ("ChatGPT da Microsoft") e Gemini (Google). A Siri, IA da Apple, está fora deste pódio. Pelo menos, por ora. É que pesquisadores da Apple propõem uma evolução que pode deixar a Siri, digamos, mais esperta. E útil.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores da Apple estão desenvolvendo um sistema de IA, descrito no paper "ReALM: Reference Resolution As Language Modeling", que poderia aprimorar a capacidade da Siri (IA da empresa) de entender contextos nos quais usuário está envolvido nos aparelhos;
  • A ideia do novo sistema é tornar a Siri capaz de levar em conta o contexto das atividades do usuário – por exemplo: imagens na tela, músicas tocando e alarmes ativos. Isso pode significar uma grande evolução na utilidade da assistente virtual;
  • No paper, os pesquisadores apontam que sua nova tecnologia superaria o GPT-4 (ChatGPT "mais inteligente", disponível apenas para assinantes) em tarefas de resolução de referência. Isso pode significar um baita avanço para a Siri, que poderia competir diretamente com ChatGPT, Copilot e Gemini, por exemplo.

No paper ReALM: Reference Resolution As Language Modeling, os pesquisadores da big tech descrevem um sistema de IA capaz de considerar o contexto das atividades do usuário para melhorar suas respostas. Capacidade com muito potencial para uma assistente virtual embutida em celulares e tablets, como é o caso da Siri.

Leia mais:

Siri mais inteligente?

(Imagem: sdx15/Shutterstock)

O sistema proposto visa aprimorar a capacidade da Siri de compreender o contexto das solicitações dos usuários, considerando elementos como imagens em tela, músicas tocando e alarmes ativos. Esse entendimento contextual poderia melhorar significativamente o desempenho da IA da Apple.

Os pesquisadores da Apple afirmam que sua IA pode superar o GPT-4 – o ChatGPT "mais inteligente", disponível apenas para assinantes – em tarefas específicas de resolução de referência. Isso pode significar um baita avanço para a Siri. Também indica que a assistente virtual pode se equiparar ou até superar as capacidades do ChatGPT em determinadas áreas.

Siri iPhone
(Imagem: Funstock/Shutterstock)

Além de empenhada na busca por parcerias, a Apple parece se debruçar no desenvolvimento de uma geração avançada de IA. Geração essa que pode ser destaque no anúncio do iOS 18, novo sistema operacional para iPhones, na WWDC 2024, conferência voltada para desenvolvedores na qual a empresa costuma trazer novidades relacionadas a software. As expectativas para exibição dos avanços da empresa em IA no evento estão altas.

Também é importante ressaltar que a Apple não é a única que trabalha para melhorar a IA da sua assistente virtual. A Samsung tem aprimorado o Bixby com capacidades de IA generativa. Isso sinaliza que uma nova corrida vem por aí: a de assistentes virtuais realmente inteligentes e realmente úteis, tanto para quem tem iPhone quanto celular Android.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO