GR8MOTORS

iPhone 12: atualização traz boa notícia para bateria do smartphone

Desde que o iPhone 12 foi lançado alguns anos atrás, a Apple dobrou a potência de carregamento sem fio para 15 watts, mas com uma limitação clara: apenas os carregadores MagSafe, da Apple, funcionavam com potência máxima.

Por Meu Quadradinho em 04/04/2024 às 03:18:17

Desde que o iPhone 12 foi lançado alguns anos atrás, a Apple dobrou a potência de carregamento sem fio para 15 watts, mas com uma limitação clara: apenas os carregadores MagSafe, da Apple, funcionavam com potência máxima. A última atualização do iOS vai mudar isso, segundo informa o site Engadget.

Leia mais:

A versão mais recente do iOS 17.4 agora vai permitir que o iPhone 12 receba um suporte de carregamento sem fio chamado de Qi2, o que na prática faz com que dispositivos sem fio de terceiros carreguem também com os 15 watts de potência, o máximo da capacidade.

MagSafe. Imagem: Framesira / Shutterstock.com

A Apple introduziu suporte Qi2, com a potência de 15 watts, para o iPhone 13 e 14 com iOS 17.2, e o iPhone 15 suportou o padrão desde o início. Uma tecnologia baseada no dispositivo MagSafe, da Apple, com a empresa tendo respaldo de ser membro diretor e presidente do conselho de administração do Wireless Power Consortium (WPC).

iPhone 12 tendo seu potencial explorado

  • Na época em que o iPhone 12 foi lançado, em outubro de 2020, o suporte Qi2 ainda não existia, e o padrão de carregamento wireless da WPC era limitado a 7,5 watts.
  • Porém, o iPhone 12 conseguia usar a tecnologia da MagSafe, o que o tornava capaz de suportar a Qi2 e sua maior capacidade de carregamento máximo.
  • Faltava uma atualização da Apple para permitir o suporte, que agora está chegando ao aparelho.

A Apple ainda não comentou oficialmente a mudança, mas alguns testes no iPhone 12 com dispositivos da linha Qi2 foram feitos por usuários, que descobriram que mesmo dispositivos que não são MagSafe estão carregando com potência e velocidade máxima.

A decisão de dar compatibilidade para o Qi2 ao iPhone 12 é incomum para a Apple, uma empresa que costuma influenciar seus clientes a usar produtos apenas de sua própria marca. Talvez tenha sido uma medida para acalmar reguladores, uma vez que, na Europa, órgãos responsáveis já haviam forçado a companhia a mudar a entrada de carregadores para o padrão USB-C.

Carregador MagSafe do iPhone (Imagem: divulgação/Apple)
Carregador MagSafe do iPhone (Imagem: divulgação/Apple)

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO