Se os campistas gostam de estar ao ar livre, em contato com a natureza, o que melhor do que os carros elétricos para colaborar com o meio ambiente? Nos Estados Unidos, essa modalidade de veículo tem se tornado popular entre os amantes de aventura: uma pesquisa da Kampgrounds of America (divulgada pela CNN) mostrou que 4% dos campistas regulares tem um elétrico, em comparação com apenas 1% dos americanos.
Ao que parece, o mercado dos elétricos têm devolvido a predileção pelos aventureiros. A Electrek fez um apanhadão de modelos e marcas que já servem de alternativa sustentável ou até viraram parte do acampamento dessas pessoas.
Leia mais:
A Rivian, norte-americana focada nos carros elétricos, é uma dessas empresas. A marca tem uma seção de Electric Adventure Vehicles (veículos elétricos de aventura, em tradução literal), fabricados com um propósito: "proteger o nosso planeta e as culturas que o habitam para as gerações vindouras".
Um exemplo é a caminhonete Rivian R1T, que tem uma caçamba extensível, lanterna extra, reboque com capacidade de 5 mil kg e até 660 km de alcance, tudo para melhorar a experiência de acampar ou arrastar um trailer junto com o carro.
O SUV elétrico R1S é outro exemplo, com alcance de 640 km, espaço para sete pessoas e reboque de 3.500 kg. Mike Kowal, um campista entrevistado pelo site, contou que usa o modelo para rebocar seu trailer.
Já Matt Lin, outro campista, faz o mesmo com o Ford F-150 Lightning. Ele ainda revela que, além do reboque potente, o carro serve como parte do acampamento, com uma caçamba que vira uma cozinha improvisada para complementar a estrutura.