Funfestival

Técnica permite enxergar interior de células cancerígenas

Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma nova técnica de imagem que permite enxergar detalhadamente o interior de uma única célula cancerígena.

Por Meu Quadradinho em 27/04/2024 às 01:38:14

Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma nova técnica de imagem que permite enxergar detalhadamente o interior de uma única célula cancerígena. Realizada em parceria com as empresas Yokogawa, Sciex e a farmacêutica GSK, a pesquisa publicada na revista Analytical Chemistry pode ajudar a compreender as respostas de diferentes tipos de câncer a tratamentos específicos.

Entenda:

  • Cientistas desenvolveram uma nova técnica de imagem que permite analisar o interior de uma única célula cancerígena;
  • O método possibilita a análise dos lipídios no interior das células, ajudando a compreender as respostas de diferentes tipos de câncer a tratamentos específicos;
  • A equipe utilizou uma tecnologia recém-lançada para colher células cancerígenas pancreáticas, e, depois, administrou um corante fluorescente para destacar os lipídios em seu interior;
  • Com o novo método de espectrometria de massa, os investigadores puderam quebrar esses lipídios e analisar sua composição real;
  • O estudo mostra que diferentes células cancerígenas possuem perfis lipídicos diferentes, que podem ser alterados de acordo com o ambiente em que se encontram;
  • Os cientistas estudam os benefícios da técnica para além do câncer, em campos como imunidade e doenças infecciosas;
  • O estudo foi publicado na revista Analytical Chemistry.
(Imagem: SciePro/Shutterstock)

Os pesquisadores utilizaram o Single Cellome System SS2000, tecnologia recém-lançada pela Yokogawa, para colher células cancerígenas pancreáticas – que receberam a aplicação de um corante fluorescente para destacar os lipídios em seu interior. Então, com a Sciex, a equipe criou um método de espectrometria de massa capaz de quebrar esses lipídios e permitir a análise de sua composição real.

Leia mais:

Cientistas avaliam aplicação da técnica além das células cancerígenas

As análises mostraram que diferentes células cancerígenas podem apresentar perfis lipídicos bem diferentes entre si, e eles podem ser alterados de acordo com o ambiente em que se encontram.

Ilustração digital de células de câncer em corrente sanguínea
(Imagem: Vitanovski/iStock)

"Uma vez que os lípidos são tão importantes para o funcionamento das células cancerígenas, o estudo dos perfis lipídicos nos permitirá obter uma melhor compreensão de como as células cancerígenas respondem a diferentes tratamentos (por exemplo, medicamentos, radiação) e como metastatizam", disse Melanie Bailey, engenheira química da Universidade de Surrey e autora sênior do estudo, ao Gizmodo. "Se uma via lipídica específica estiver implicada na resistência à radiação ou aos medicamentos, por exemplo, pode ser possível atingi-la com terapias futuras."

A equipe ainda destaca que a descoberta pode ser aplicada além do câncer, já que os lipídios são tão valiosos para as células saudáveis quanto para as cancerígenas. Os investigadores se uniram a outros cientistas para ampliar os campos de estudo dos lipídios dentro de células individuais, como imunidade e doenças infecciosas.

Comunicar erro
BURITIS

Comentários

PONTUAL CARGO