Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tech

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

Imagens capturadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam fenômeno em Marte que gera formas semelhantes a aracnídeos.


Imagens capturadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam fenômeno em Marte que gera formas semelhantes a aracnídeos. Uma imagem capturada recentemente pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter , da ESA, desvendou uma série de configurações na superfície de Marte que, à primeira vista, se assemelham a um conjunto de aranhas.

Essas configurações bastante particulares, encontradas em uma região no polo sul do planeta vermelho denominada "Cidade Inca", derivam do gelo que, com a mudança do inverno para a primavera marciana, libera gás carbônico, formando canais que vão de 45 metros a um quilômetro de diâmetro.

"Essas pequenas rachaduras se formam quando a luz do sol primaveril recai sobre a cobertura de dióxido de carbono depositada durante os meses escuros de inverno", explicou a ESA.

"A luz solar transforma em gás o gelo de dióxido de carbono que está na base dessa cobertura, o que faz com que se acumule e rompa as placas de gelo superiores. O gás se libera na primavera marciana, arrastando matéria de coloração escura para a superfície e rompendo as camadas de gelo de até um metro de espessura." afirmou ainda a ESA.

O gás, carregado de um pó escuro, é lançado em altas colunas através das fendas no gelo, formando gêiseres e se depositando sobre a superfície, o que cria as manchas escuras observadas nas imagens. Esses processos formam padrões sob o gelo que, vistos de cima, lembram aranhas.

Leia Também: Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual


https://www.noticiasaominuto.com.br

Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!