Funfestival

Qual é o lugar mais frio da Terra?

Em geral, a temperatura média da Terra varia de 25 graus Celsius negativos a 45 °C.

Por Meu Quadradinho em 15/05/2024 às 20:47:06

Em geral, a temperatura média da Terra varia de 25 graus Celsius negativos a 45 °C. Condições claras e ar extremamente seco contribuem para as temperaturas frias e, quando continuam por vários dias, fazem com que a temperatura caia ainda mais.

Isso significa que a Terra pode ficar fria, extremamente fria. Do Polo Sul ao Círculo Polar Ártico, as temperaturas podem cair a níveis congelantes. Mas qual é o lugar mais frio do planeta?

Leia também:

Quais são os lugares mais frios do planeta?

Denali (Monte McKinley) via National Park Service

As definições de qual o lugar mais frio da Terra podem variar um pouco, considerando algumas condições. Por exemplo, um pequeno vilarejo chamado Oymyakon, na Rússia, é o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. De acordo com o Live Science, as temperaturas médias em Oymyakon chegam a 50 graus Celsius negativos e, originalmente, era um destino para os pastores de renas darem água ao seu rebanho em uma fonte termal.

No que diz respeito a picos de vento frio, o Denali, anteriormente conhecido como Monte McKinley, é a montanha mais alta da América do Norte, a mais de 6.000 metros acima do nível do mar. Com uma temperatura média de cerca de -10°C, apenas metade das pessoas que tentam escalar essa montanha consegue chegar ao topo. Entre 1950 e 1969, uma estação meteorológica registrou uma temperatura de cerca de -73°C, mas os ventos chegaram a -83,4°C.

Qual é o lugar mais frio da Terra?

Estação Vostok via Todd Sowers/LDEO - Columbia University
Estação Vostok via Todd Sowers/LDEO – Columbia University

De modo geral, o lugar mais frio da Terra é a Antártida. Por exemplo, a Estação Amundsen-Scott, que foi construída em 1956 no Pólo Sul. O local recebe seis meses de luz solar no verão e seis meses de escuridão total nos meses de inverno. A temperatura mais alta registrada nesta parte do Planalto Antártico foi no dia de Natal de 2011, quando os termômetros chegaram a -12,3°C. A temperatura mais fria já registrada foi de -82,8°C em junho de 1982.

Outra área no hemisfério sul com algumas das temperaturas de superfície mais baixas registradas, é a estação de pesquisa Vostok, criada pela União Soviética em 1957. Os termômetros dessa estação atingiram uma mínima de -89,2°C em julho de 1983, a temperatura do ar mais baixa já registrada diretamente. É também um dos lugares mais secos da Terra, recebendo cerca de 20 milímetros de precipitação por ano, sendo que tudo isso é neve.

Por fim, um outro ponto do Planalto Antártico reivindica o título de lugar mais frio da Terra. Dados de satélite coletados entre 2004 e 2016 no Dome Argus e no Dome Fuji, localizados na cordilheira Antártica, sugerem que as temperaturas do ar alcançam em torno de -94°C. Se as medições estiverem corretas, essa seria a temperatura do ar mais fria da Terra, e os pesquisadores ainda acreditam que as temperaturas poderiam chegar a -98°C.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO