Funfestival

Google I/O 2024 anuncia modo antirroubo e Android 15 Beta 2

A linha Pixel – os celulares do Google – ganhou acesso à versão Android 15 Beta 2, apresentada no Google I/O 2024.

Por Meu Quadradinho em 16/05/2024 às 09:50:07

A linha Pixel – os celulares do Google – ganhou acesso à versão Android 15 Beta 2, apresentada no Google I/O 2024. E a big tech disponibilizou a primeira versão beta do Android 15 fora do ecossistema Pixel, para celulares de marcas como Lenovo e Xiaomi.

Os destaques da versão beta do Android 15 (e do Android 15 Beta 2):

  • O Google disponibilizou a versão beta do Android 15 para celulares de marcas como Lenovo e Xiaomi, além dos dispositivos Pixel – esses receberam acesso à versão Android 15 Beta 2, conforme anunciado no Google I/O 2024;
  • Embora não apresente grandes mudanças visuais, o Android 15 promete melhorias significativas em desempenho e qualidade de vida para os usuários, conforme anunciado pelo Google;
  • Outra novidade anunciada no Google I/O para Android foi o "Theft Detection Lock", espécie de "modo ladrão". Essa funcionalidade usa IA para bloquear a tela do celular se detectar que foi arrancado abruptamente da mão do usuário. E estará disponível em dispositivos a partir do Android 10 ainda em 2024;
  • Já em relação ao Android 15 Beta 2, os destaques incluem o redesign do menu de volume com elementos do Material You, novas funcionalidades como atalhos para a Legenda Instantânea e comutador de saída de áudio, e uma modificação no funcionamento do Bluetooth que reativa automaticamente na manhã seguinte se desativado.

O Android 15, apesar de não apresentar grandes mudanças visuais, promete melhorias significativas em termos de desempenho e qualidade de vida para os usuários. Pelo menos, segundo o Google.

Leia mais:

Até a publicação desta nota, a versão beta do Android 15 estava disponível para celulares das fabricantes abaixo:

  • Honor;
  • IQOO;
  • Lenovo;
  • Nothing;
  • OnePlus;
  • Oppo;
  • Realme;
  • Sharp;
  • Tecno;
  • Vivo;
  • Xiaomi.

Google lança modo antirroubo para Android

(Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

O Google I/O revelou uma funcionalidade de segurança chamada "Theft Detection Lock", espécie de "modo ladrão". Isso porque o recurso bloqueia a tela do celular se detectar que o aparelho foi arrancado abruptamente da mão do usuário.

Como? Inteligência artificial, claro. "Esse recurso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora", explica a big tech.

O "modo ladrão" será disponibilizado em dispositivos a partir do Android 10 ainda em 2024.

Android 15 Beta 2 traz design repaginado de funções

Um dos destaques da atualização Android 15 Beta 2 é o design repaginado do menu de volume (veja abaixo).

Montagem com capturas de tela de novo menu no Android 15
(Imagem: Reprodução/9to5Google)

O novo design adiciona elementos do Material You à interface, tornando os controles deslizantes de volume maiores e com cores mais vibrantes. Mas as funcionalidades básicas continuam iguais.

Além disso, o menu de volume atualizado inclui novas funcionalidades como um atalho para a Legenda Instantânea e um comutador de saída de áudio, que facilita a troca de dispositivos de saída de som. Também há um controle deslizante para volume de transmissão, que aparece conforme necessário.

Montagem com capturas de tela de novo menu no Android 15
(Imagem: Reprodução/9to5Google)

Outra mudança importante introduzida no Android 15 Beta 2 é a modificação no funcionamento do Bluetooth (veja acima). Agora, se o Bluetooth for desativado, ele será reativado automaticamente na manhã seguinte.

Este ajuste já está ativo por padrão no Android 15 Beta 2 e é semelhante a uma funcionalidade encontrada no iOS da Apple, embora no iPhone a reativação automática seja mais complicada de desativar.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO