O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) vai ganhar um estacionamento com 24 vagas destinado a veículos de grande porte que circulam na região. A autorização para a obra foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha na manhã desta quinta-feira (16) e atende a uma antiga demanda do setor produtivo.
Com investimento de R$ 2,2 milhões, o novo estacionamento será erguido no Trecho 1 do SIA. Ele vai permitir manobras com mais segurança para os motoristas, desafogando o tráfego nas vias públicas.
Ao autorizar o início das obras, o governador Ibaneis Rocha reforçou a importância da categoria de trabalhadores. "Sempre tivemos o apoio da família do caminhoneiro do DF, e vamos devolver esse carinho com muito trabalho, dedicação e respeito" afirmou. "Esse estacionamento vai melhorar a vida dos caminhoneiros e de todos que transitam aqui pelo SIA".
Infraestrutura
"Como não havia um estacionamento adequado, esses caminhões ficavam estacionados ao longo das vias, prejudicando não só a circulação, mas o comércio em geral"
Fernando Leite, presidente da Novacap
Além das vagas, a obra vai contar com infraestruturas complementares, como rede de drenagem pluvial, instalação de poços de visita e bocas de lobo, calçadas e rampas de acessibilidade, piso intertravado, meios-fios, cordões de concreto e sinalização de ciclovias, conforme explica o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite.
"Teremos aqui uma área com condições de higiene para os motoristas, uma área grande de 5 mil metros quadrados para receber os caminhões de carga e as carretas", anuncia o gestor. "Vai ter banheiros, instalações para refeições, essa coisa toda. O SIA é um local onde estão as grandes empresas de materiais de construção e de ferragens. E isso demanda um tráfego intenso de carga e descarga. Como não havia um estacionamento adequado, esses caminhões ficavam estacionados ao longo das vias, prejudicando não só a circulação, mas o comércio em geral."
Única cidade comercial do DF, o SIA é responsável por 56% da arrecadação do ICMS distrital. Diariamente, circulam pela região administrativa cerca de 300 mil pessoas, entre elas 80 mil trabalhadores e clientes das 4,5 mil empresas ali instaladas. São números que reforçam a importância dessa obra.
"A mobilidade urbana é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma cidade", avaliou o administrador do SIA, Bruno Oliveira. "Esse projeto não apenas oferecerá mais opções de estacionamento, mas também contribuirá significativamente para a redução do congestionamento e para a segurança no trânsito."
Categoria agradece
Quem trafega pela região com frequência conhece as necessidades do SIA. É o caso do caminhoneiro Ranulfo Silveira Neto, 49 anos. "O fluxo de caminhões tem aumentado bastante, e o SIA, por ser uma área industrial, tanto petrolífera quanto de cargas secas e molhadas, estava um pouco defasado de estacionamento", apontou.
"São veículos de grande porte, de manobras mais difíceis, e o governo arrumou para poder fazer estacionamento e dar uma qualidade de vida melhor para o caminhoneiro no dia a dia", complementou Ranulfo. Caminhoneiro há mais de 40 anos, Valdir Vieira de Freitas, 66, também comemorou a construção do estacionamento: "Até que enfim alguém viu o nosso lado. É importante esse estacionamento, porque precisamos de um lugar para estacionar com segurança".