Funfestival

Navio da BYD chega ao Brasil pela primeira vez com mais de 5 mil veículos

A BYD, famosa fabricante chinesa de veículos, atracou o seu navio EXPLORER NO.

Por Meu Quadradinho em 28/05/2024 às 17:10:04

A BYD, famosa fabricante chinesa de veículos, atracou o seu navio EXPLORER NO.1 BYD no porto de Suape, em Pernambuco, nesta segunda-feira, 27 de maio. Esta foi a primeira vez que a embarcação, dedicada ao transporte de veículos elétricos e híbridos, chegou ao continente americano, trazendo um carregamento significativo de 5.459 carros para o mercado brasileiro.

A chegada do navio ao porto de Suape representa a maior movimentação de carros já registrada no local de uma única vez. A BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades apenas nos primeiros cinco meses do ano no Brasil, um aumento de 43% em comparação ao total de emplacamentos de 2023.

Leia mais:

Em abril, a BYD tornou-se a nona montadora com mais carros emplacados no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave. Esse crescimento reflete a alta demanda do consumidor brasileiro por veículos elétricos e híbridos, alinhados com a matriz energética limpa do país.

O Navio EXPLORER NO.1 BYD

Navio EXPLORER Nº 1 BYD no Porto de Suape (PE). (Imagem: bera.digital)
  • O EXPLORER NO.1 BYD é uma embarcação de alta capacidade e tecnologia avançada, com capacidade para transportar até 7 mil veículos.
  • Medindo 199,9 metros de comprimento, o navio foi entregue em janeiro no porto de Yantai, China, e levou 27 dias para completar a viagem até o Brasil.
  • A bordo estavam 23 tripulantes, majoritariamente da Bulgária.

Planos futuros da BYD

"Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas, em todos os sentidos".

Tyler Li, presidente da BYD do Brasil

Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, reforçou que o Brasil é atualmente o maior mercado para a BYD fora da Ásia. Ele mencionou que a construção da fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, está em ritmo acelerado, com previsão de montagem de carros a partir do fim deste ano e produção local de veículos a partir do próximo ano.

byd dolphin mini
BYD Dolphin Mini. (Imagem: BYD / Divulgação)

Liderança global e expansão

A BYD mantém sua liderança no mercado automotivo chinês, superando até mesmo as vendas de carros a combustão. Em abril, as vendas de automóveis de passageiros da BYD na China cresceram 49% em comparação ao ano anterior, com um aumento impressionante de 626,4% nas vendas entre 2020 e 2023.

As exportações da BYD também estão em expansão, com um crescimento anual de 334,2% em 2023. A empresa exportou 242.765 veículos no último ano e vendeu mais de 3,02 milhões de unidades globalmente. A fabricante está presente em mais de 70 países.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO