Uma pesquisa recente afirmou que grandes modelos de linguagem, especificamente o GPT-4 (que alimenta certas versões do ChatGPT e vários produtos de IA generativos do Microsoft Copilot) são capazes de analisar relatórios financeiros com maior precisão do que os humanos.
Leia mais:
As descobertas de pesquisadores da Universidade de Chicago sugerem implicações significativas para o futuro da análise financeira e da tomada de decisões à medida que a IA ganha mais espaço em tarefas detalhadas.
O estudo também destaca a versatilidade de LLMs genéricos e multifuncionais, como o GPT-4, que podem oferecer habilidades semelhantes as que vemos em ferramentas mais especializadas.
O estudo também foi capaz de concluir que o GPT-4 e os analistas humanos complementam-se bem. Enquanto a IA se destaca em áreas onde os humanos podem ser ineficientes ou tendenciosos, humanos acrescentam valor onde é necessário algum contexto adicional.
As capacidades do GPT-4 foram atribuídas à sua vasta base de conhecimento e compreensão teórica, que lhe permitem tirar conclusões a partir de padrões de dados mesmo sem treinamento financeiro específico.