Funfestival

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países que mais consomem cerveja no mundo

De acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja, da Kirin Holdings, o consumidor brasileiro tem ganhado cada vez mais destaque entre os maiores consumidores de cerveja

Por Chrystian Roberto - @chrisroberto em 11/06/2024 às 12:23:41

A cerveja já se tornou uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo. Fonte de descontração e presença garantida em diversos momentos marcantes da vida, temos visto esta paixão levar o público brasileiro a ser visto mundialmente com outros olhos pelo mercado. Ao final de 2022, os consumidores brasileiros já somavam 5.1 milhões a mais em comparação com o ano móvel que acabou em março de 2021, segundo relatório Consumer Insights.

Neste cenário promissor, vemos muitos negócios serem criados e oportunidades sendo aproveitadas por empreendedores Brasil afora. O nascimento e crescimento dos pequenos negócios cervejeiros se tornou um fenômeno perceptível em diversas regiões do país. No Distrito Federal, somente em 2023, foram produzidos 3.8 milhões de litros de cerveja por marcas com fabricação própria ou ciganas* - produtores de cerveja sem fábrica própria, mas que utilizam instalações de outras cervejarias para produzir.
*Dados da ABRACERVA

Ainda de acordo com um estudo do Consumer Insights, o perfil que mais contribuiu para o aumento de consumo foi o composto por mulheres de 40 a 49 anos e pertencentes às classes A e B. Por outro lado, os homens que fazem parte da mesma faixa etária e classe social tiveram queda na frequência de consumo, que caiu 58%.


Foi neste cenário que em setembro de 2022 foi fundada a Urban Cervejas Artesanais. Comandada pela empresária e sommelier Marina Lima, o empreendimento conta com seu irmão Felipe Lima como sócio. "Observando o mercado, vimos uma ótima oportunidade de transformar um hobby em um negócio lucrativo que hoje está em franca expansão e já conta com clientes fidelizados e mostra ares promissores para os próximos anos", comenta Marina.

Aproveitando a oportunidade e o reconhecimento do público, tanto feminino, quanto masculino, a sommelier desenvolveu receitas próprias e em um ano de operações já teve o seu primeiro rótulo premiado. A Urban New England IPA (Neipa) ganhou a medalha de ouro na etapa Centro-Oeste na 3ª Edição da Copa Cerveja Brasil. "Temos muito orgulho do negócio que estamos construindo aqui. Em quase dois anos de operações, já dobramos o tamanho da nossa loja e temos uma taxa de retenção de clientes de 45%. Sendo um negócio familiar e encabeçado por uma mulher, nós vemos ainda muitas oportunidades de crescimento", acrescenta Felipe Lima, gestor e sócio na Urban Cervejas Artesanais.



Cerveja símbolo de descompressão
Associada a bons momentos e a um alívio na rotina, a cerveja tem entre as suas características, o poder de estar presente em diversos momentos da vida do consumidor. Proporcionando uma pausa na rotina, o happy hour já se tornou um ritual de descompressão para o cotidiano em Brasília. Com um ambiente pensado para acolher o cliente, sem perder a sua pegada moderna, a Urban Cervejas Artesanais é a primeira cervejaria artesanal do sudoeste, bairro nobre na cidade, e se orgulha de proporcionar momentos únicos aos seus clientes.


"Por ser um negócio familiar, estamos sempre na loja e acompanhando cada processo. Recebemos os clientes de uma forma que eles se sentem acolhidos e explicamos cada um dos nossos sete rótulos autorais para que eles tenham sempre a melhor experiência possível", explica Marina Lima, que também é sommelier de cervejas. Em quase dois anos de operações, a taxa de fidelização dos clientes da marca já atinge o patamar de 45% e isso é um reflexo direto do cuidado e zelo da gestão. "Buscamos sempre estar presentes não só no primeiro momento em que o cliente está conhecendo a marca, mas também quando ele volta e em todos os contatos que temos em loja", complementa Felipe Lima.

Marcando presença na cena brasiliense, a Urban tem conquistado os consumidores e promovido encontros com o seu público em eventos e happy hours. Além de se tornar referência como a única cervejaria artesanal do Sudoeste, a marca busca uma aproximação ainda maior do seu público com encontros periódicos no Rolê Urban, que leva comida saborosa, música de qualidade e é regado a muita cerveja artesanal exclusiva, e já conta com projetos especiais como noites de harmonização gastronômicas de carnes e queijos com seus rótulos exclusivos - projeto que deve ser lançado ainda em 2024.



****
Urban Cervejas Artesanais
CSW 06, Loja 35 | Edifício Miami | Sudoeste
Tel: 61 99807-3904
www.urbancervejasartesanais.com.br
Comunicar erro
BURITIS

Comentários

PONTUAL CARGO