Funfestival

Google vai testar bloqueio automático contra roubo de celular no Brasil

O Google anunciou um novo recurso que poderá bloquear automaticamente a tela de smartphones Android roubados ou furtados.

Por Meu Quadradinho em 11/06/2024 às 13:22:48

O Google anunciou um novo recurso que poderá bloquear automaticamente a tela de smartphones Android roubados ou furtados. Anunciada em evento realizado no Brasil nesta terça-feira (11), a funcionalidade entrará em operação a partir de julho deste ano.

Leia mais

Celular sendo furtado (Imagem: Jacob Lund/Shutterstock)

IA será utilizada para identificar roubo ou furto do celular

A tecnologia foi batizada de "bloqueio por detecção de roubo" e foi uma ideia da subsidiária da big tech sediada em Belo Horizonte. O bloqueio por detecção de roubo e é ativado a partir de um mecanismo que usa inteligência artificial para analisar a chance de alguém ter agarrado o aparelho e ter saído correndo, seja em uma bicicleta, a pé ou em um carro.

Trata-se de um bloqueio de tela simples, desativado com reconhecimento biométrico ou senha. Ao desbloquear o aparelho, o usuário receberá a informação de que o mecanismo de bloqueio automático foi a razão do travamento.

Segundo o Google, o recurso poderá gerar bloqueios indesejados em um primeiro momento. Isso acontece em função dele ter sido programado justamente para ter mais falsos positivos do que negativos. No entanto, em caso de roubo ou furto, a funcionalidade pode ajudar e muito as vítimas.

Recurso será testado pelo Google primeiro no Brasil (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

Outras possibilidades de bloqueio

  • O Google também anunciou que irá disponibilizar outro recurso de bloqueio automático baseado no tempo em que o smartphone ficar desconectado da internet.
  • O Android passará a identificar comportamentos comuns em caso de furto ou roubo, como remover o chip, estar em locais não frequentados por períodos prolongados ou a perda de conectividade por muito tempo (a quantidade de tempo ainda não foi estabelecida pela empresa).
  • Nessas situações, a tela será bloqueada automaticamente.
  • O Google ainda oferecerá uma opção ao bloqueio remoto disponível na página "encontre meu dispositivo".
  • O intuito, de acordo com a empresa, é facilitar que usuários impeçam o acesso ao dispositivo rapidamente.
  • A página poderá ser acessada via computador ou smartphone de terceiros, a partir do número de telefone.
  • Lá, o usuário poderá adicionar uma palavra-chave para evitar que estranhos bloqueiem seu aparelho de forma indesejada.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO