Funfestival

Teste de trajes e equipamentos para ida à Lua é realizado pela NASA

A Artemis 3 é prevista para acontecer em pouco mais de dois anos e os preparativos não param, tendo NASA, a SpaceX e a Axiom Space se reunido no dia 30 de abril para realizar um teste integrado de equipamento e trajes que serão utilizados durante a missão.

Por Meu Quadradinho em 11/06/2024 às 17:55:58

A Artemis 3 é prevista para acontecer em pouco mais de dois anos e os preparativos não param, tendo NASA, a SpaceX e a Axiom Space se reunido no dia 30 de abril para realizar um teste integrado de equipamento e trajes que serão utilizados durante a missão.

O encontro foi realizado em apenas um dia, na sede da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia. Entre os equipamentos testados estavam o traje Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), produzido pela Axiom Space, e o Starship o Human Landing System, ou Starship HLS, produzido pela SpaceX. O teste foi importante para entender como esses hardwares e os humanos trabalharão em conjunto durante a missão.

Testes integrados como este, com programas e parceiros chave a trabalhar em conjunto, são cruciais para garantir que os sistemas funcionam sem problemas e são seguros e eficazes para os astronautas antes de darem os próximos passos na Lua.

Amit Kshatriya, gerente do programa Moon to Mars da NASA, em comunicado

Leia mais:

Os astronautas testaram os trajes e o sistema de pouso humano

Os testes foram realizados pelo astronauta da NASA, Doug "Wheels" Wheelock, e o astronauta da Axiom Space, Peggy Whitson, que o começaram vestindo os trajes em uma eclusa de descompressão, construída em tamanho real na sede da Starship. Depois disso, os trajes foram pressurizados por um sistema fora da câmara do HSL, que também forneceu energia elétrica, resfriamento e comunicação.

Os trajes carregavam um modelo em escala real do Sistema Portátil de Suporte à Vida, uma mochila na parte traseira, e tiveram que ser vestidos com o mínimo de ajuda. Isso porque a equipe queria ver o quão fácil os macacões podem ser vestidos, retirados e guardados na câmara de descompressão.

  • Os astronautas também tiveram que praticar a interação com o painel de controle de descompressão enquanto usam as luvas do traje;
  • Realizar uma caminhada através do convés da câmara de descompressão até um elevador construído para testes, semelhante ao que será usado pelos astronautas para irem do convés da espaçonave a superfície lunar;
  • Além disso, os astronautas também tiveram que praticar a abertura do portão do elevador e o abaixamento de uma rampa, para testar a destreza das luvas.
Modelo em escala real da camâra de descompressão do Sistema de Pouso Humano (HSL), que será localizado na Starship, abaixo da cabine da tripulação (Crédito: SpaceX)

Segunda a equipe, os resultados dos testes foram satisfatórios e representam uma etapa importante na volta da humanidade à Lua.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO