Funfestival

Google for Brasil 2024: saiba tudo o que a empresa está trazendo para cá

Nesta terça-feira (11), o Google realizou a sexta edição do Google for Brasil, evento no qual a gigante das buscas traz tudo o que está desembarcando no País.

Por Meu Quadradinho em 11/06/2024 às 19:30:08

Nesta terça-feira (11), o Google realizou a sexta edição do Google for Brasil, evento no qual a gigante das buscas traz tudo o que está desembarcando no País.

Na edição 2024, entre outros temas, a empresa trouxe novidades sobre inteligência artificial (IA), novos recursos do Android, experiências de busca, entre outras.

Leia mais:

A seguir, o Olhar Digital faz um compilado sobre o que foi falado de mais importante e que a empresa compartilhou em seu blog:

Android

Já no Google I/O 2024, ficamos sabendo de novos recursos do Android que utilizarão IA para proteção de dados pessoais caso a pessoa tenha o smartphone roubado.

Segundo o Google, o feedback dos brasileiros foi o norteador dos recursos e, por conta disso, será o primeiro a testá-lo. São três: Bloqueio de Detecção de Roubo, Bloqueio Remoto e Bloqueio de Dispositivo Offline.

Quem quiser saber quando eles estarão disponíveis para teste pode se cadastrar neste link. Para saber detalhes destas novidades em segurança do Android, leia esta reportagem.

Android terá ferramentas de IA contra roubos e furtos (Imagem: Divulgação/Google)

Busca

Quando se fala da Busca do Google, agora, a partir do recurso, você poderá iniciar conversas com empresas e estabelecimentos por mensagem SMS ou WhatsApp, a partir do Perfil da Empresa. Segundo a gigante das buscas, o recurso só está disponível no Brasil.

Além disso, você poderá agendar consultas médicas e de beleza diretamente na Busca. Do outro lado do balcão, proprietários de restaurantes locais poderão digitalizar cardápios por meio da IA "para criar versão digital em segundos".

Busca permitirá conversas com empresas via SMS e WhatsApp, além de marcação de consultas (Imagem: Divulgação/Google)

Notebook LM

  • O NotebookLM é um assistente de pesquisa virtual já disponível em português;
  • A ferramenta usa o Gemini 1.5 Pro e pode ajudar ao usuário "a extrair informações e insights de seus documentos carregados, bem como criar resumos, perguntas frequentes, guias de estudo e muito mais".

Outros anúncios do Google

Além dos anúncios relacionados às tecnologias da empresa, o Google também trouxe a visão de James Manyika, vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade da gigante das buscas sobre a IA e como a companhia vem trabalhando com Brasil para aproveitas a oportunidade, como um programa de aceleração de IA que visa apoiar startups.

Manyika reforçou que o Google tem o compromisso de desenvolver a IA para ter impacto positivo na sociedade, "desde as tarefas cotidianas até aos desafios sociais mais vastos, como a detecção de doenças e a adaptação às mudanças climáticas".

A IA também é usada para manter usuários Google seguros, disse a empresa. Royal Hansen, vice-presidente de engenharia em Privacidade, Proteção e Segurança, falou sobre o uso da IA pela companhia para aumentara a segurança de seus produtos.

Uma delas é a defesa baseada em IA do Gmail, que, segundo a companhia, impede automaticamente que 99,9% das ameaças cheguem às caixas de entrada de seus usuários.

Gmail
Gmail é uma das ferramentas mais usadas em todo mundo para criação e envio de e-mails (Imagem: Pexels)

"Para nos ajudar a continuar esses importantes esforços, estamos expandindo nossa equipe de Privacidade, Proteção e Segurança no Brasil, onde vamos abrir novo centro de engenharia em 2026", continuou a empresa.

Por fim, o Google falou sobre nova formação em competências digitais por parte da empresa. Desde 2017, a companhia capacitou mais de três milhões de pessoas no Brasil em habilidades digitais com seu programa Cresça com o Google.

Agora, ela está liberando dois novos cursos online no Brasil: Fundamentos de IA e Certificado Profissional de Cibersegurança. O primeiro "ensina os participantes a usar ferramentas generativas de IA (incluindo como usá-las com responsabilidade)", enquanto o segundo "se concentra na análise de segurança cibernética e na proteção de redes, dispositivos, pessoas e dados".

Além disso, a gigante do Vale do Silício afirmou que está liberando 70 mil bolsas de Certificados Profissionais ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) "para apoiar jovens profissionais de grupos sub-representados, priorizando pessoas autodeclaradas pretas, povos indígenas e a comunidade LGBTQ+".

Cursos online gratuitos também foram lançados, todos focados em análise generativa de dados de IA, no Cloud Skills Boost. A companhia informou que, no último ano e meio, mais de 45 mil brasileiros se inscreveram em programas semelhantes.

O Google também firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para desenvolver nova plataforma Google Cloud que usa IA para análise de currículos de alunos, bem como para conectá-los a oportunidades de trabalho.

A companhia também trouxe números sobre seu impacto econômico global. Em 2023, ela contribuiu com mais de R$ 188 bilhões para a economia do Brasil a partir de suas plataformas, como Busca, Google Ads, AdSense, YouTube, Google Cloud e Google Play.

Além disso, com a lei de incentivo fiscal, ela investiu em 21 projetos sociais em 19 estados e 143 cidades.

Comunicar erro
BURITIS

Coment√°rios

PONTUAL CARGO