ORLA/BRASAL

10 melhores filmes de assassinos profissionais

O cinema tem um fascínio duradouro por explorar o mundo dos assassinos, um tema que captura a imaginação do público de maneira única.

Por Meu Quadradinho em 09/07/2024 às 22:32:16

O cinema tem um fascínio duradouro por explorar o mundo dos assassinos, um tema que captura a imaginação do público de maneira única. Entre os "matadores" mais frequentes no cinema estão os assassinos profissionais, personagens que se tornaram icônicos nas telas.

Um assassino profissional, ou assassino de aluguel, é um indivíduo contratado para realizar assassinatos por dinheiro, frequentemente retratado no cinema como uma figura habilidosa e implacável que opera nas sombras da sociedade.

Inspirados nisso, decidimos listar os 10 melhores filmes sobre assassinos profissionais.

Le samouraï (1967) / Crédito: S.N. Prodis, Fida Cinematografica (divulgação)

Assassinos Profissionais: Top 10 Filmes

The Killer (2023)

The Killer (2023) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix

Com direção de David Fincher ("Clube da Luta", "Se7en", "Garota Exemplar"), "The Killer" se baseia na série francesa de graphic novels "Le Tueur", escrita por Alexis "Matz" Nolent e ilustrada por Luc Jacamon.

Michael Fassbender estrela como um assassino profissional que, após um acidente em um de seus "trabalhos", se vê no centro de uma caçada internacional.

O elenco ainda conta com nomes como Arliss Howard, Charles Parnell, Kerry O'Malley, Sala Baker, Sophie Charlotte e Tilda Swinton.

Leia mais:

Colateral (2004)

Collateral (2004) / Crédito: United International Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube Filmes (apenas alugar).

Sob a direção do renomado cineasta Michael Mann ("Fogo contra Fogo"), "Colateral" é um filme de suspense e ação aclamado pela crítica. O longa tem como protagonistas Tom Cruise e Jamie Foxx, com Jada Pinkett Smith e Mark Ruffalo também no elenco.

A trama segue um taxista em Los Angeles (Foxx) que, ao pegar como passageiro um assassino de aluguel (Cruise), é forçado a seguir suas ordens enquanto ele realiza seu "trabalho" durante a noite.

The Killer – O Matador (1989)

Dip huet seung hung (1989) / Crédito: Golden Princess Film Production (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.
  • Disponível gratuitamente (com anúncios) no NetMovies.

Aclamada produção de Hong Kong, "The Killer" é um influente filme de ação dirigido por John Woo ("Alvo Duplo", "A Outra Face").

A trama segue Ah Jong (Chow Yun-fat), um assassino de aluguel que acidentalmente cega uma cantora de boate (Sally Yeh) durante uma de suas missões.

Sentindo-se culpado, o assassino decide realizar um último trabalho para pagar pela cirurgia ocular da cantora. Ele acaba formando uma parceria inusitada com um detetive da polícia (Danny Lee).

A Marca da Corrupção (1987)

Best Seller (1987) / Crédito: Orion Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.

Filme de suspense e crime, "A Marca da Corrupção" conta com a direção de John Flynn ("A Outra Face da Violência", "Fúria Mortal") e roteiro de Larry Cohen ("Nasce Um Monstro", "Foi Deus Quem Mandou"), dois especialistas desse gênero cinematográfico. O filme tem no elenco James Woods e Brian Dennehy.

Na trama, um detetive condecorado e escritor de sucesso (Dennehy) está enfrentando bloqueio criativo para seu próximo livro. Contudo, ele é abordado por um assassino profissional (Woods) que deseja transformar a história de sua vida em um livro.

Contratei um Matador Profissional (1990)

I Hired a Contract Killer (1990) / Crédito: Finnkino (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Mubi.

Comédia dramática que explora o tema dos assassinos de aluguel, "Contratei um Matador Profissional" é um filme do cultuado cineasta finlandês Aki Kaurismäki. O longa tem no elenco Jean-Pierre Léaud, um dos maiores atores do cinema francês.

Léaud interpreta Henri, um homem solitário de meia-idade que é demitido do seu emprego depois de quinze anos de serviço.

Assim, ele contrata um assassino de aluguel para acabar com sua vida. Porém, Henri muda de ideia e tenta evitar seu destino quando se apaixona.

Cidade Violenta (1970)

Città violenta (1970) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Filme italiano de suspense e crime, "Cidade Violenta" conta com a direção de Sergio Sollima ("O Dia da Desforra") e tem como protagonista o astro de filmes de ação Charles Bronson.

Sollima escreveu o roteiro com Lina Wertmüller ("Pasqualino Sete Belezas"), e nomes como Telly Savalas e Jill Ireland completam o elenco.

Bronson interpreta um ex-assassino profissional que foi incriminado por um antigo chefe e busca vingança.

Le Samouraï (1967)

Le samouraï (1967) / Crédito: S.N. Prodis, Fida Cinematografica (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Escrito e dirigido pelo renomado cineasta francês Jean-Pierre Melville ("O Exército das Sombras"), "Le Samouraï" é um neo-noir cultuado estrelado por Alain Delon.

Delon interpreta Jef Costello, um assassino profissional perfeccionista, frio e metódico.

No entanto, após mais um de seus "trabalhos", Jef é surpreendido por uma testemunha e passa a ser perseguido por um comissário (François Périer). Jef também precisa descobrir quem o contratou e depois tentou matá-lo.

Ghost Dog: Matador Implacável (1999)

Ghost Dog: The Way of the Samurai (1999) / Crédito: Artisan Entertainment (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

O filme cult "Ghost Dog" conta com a direção de Jim Jarmusch, um dos maiores nomes do cinema independente norte-americano ("Daunbailó", "Homem Morto").

Forest Whitaker estrela o filme como Ghost Dog, um solitário assassino de aluguel a serviço da máfia. Porém, Ghost Dog é um "profissional" fora do comum: ele segue o código de conduta dos samurais, baseado no livro "Hagakure".

O elenco também inclui Cliff Gorman, Henry Silva, Isaach de Bankolé, Victor Argo e Camille Winbush.

A Marca do Assassino (1967)

Koroshi no rakuin (1967) / Crédito: Nikkatsu (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Considerado uma obra-prima cult, o filme japonês "A Marca do Assassino" é uma das produções mais influentes a abordar a temática de assassinos de aluguel no cinema.

O longa conta com a direção de Seijun Suzuki, um dos cineastas japoneses mais adorados por críticos e cinéfilos.

A trama segue Goro Hanada (Joe Shishido), o terceiro assassino profissional mais bem classificado do Japão, que, após uma missão fracassada, enfrenta o lendário assassino número 1 (Koji Nanbara).

Matador em Conflito (1997)

Grosse Pointe Blank (1997) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Nesta comédia, John Cusack interpreta um assassino de aluguel que retorna à sua cidade natal para participar da reunião de 10 anos do ensino médio.

O filme, bem recebido pela crítica, é dirigido por George Armitage e também conta com Minnie Driver, Alan Arkin e Dan Aykroyd no elenco.

Comunicar erro
TAGUATINGASHOPPING

ComentĂĄrios

PONTUAL CARGO