ORLA/BRASAL

Crianças aproveitam programação de férias da Biblioteca Nacional

Os corredores da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foram preenchidos por risadas e brincadeiras na tarde desta quarta-feira (10).

Por Redação em 10/07/2024 às 19:44:28

Os corredores da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foram preenchidos por risadas e brincadeiras na tarde desta quarta-feira (10). É que o equipamento público do Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu a nova edição do Projeto A Infância na Biblioteca, com uma visita guiada pelo espaço e a apresentação Os meninos verdes, do Teatro de Bonecos, baseada em obra da escritora goiana Cora Coralina. Cerca de 40 crianças do Instituto Ser Mais-Gama-DF participaram da ação.

Uma delas foi a estudante Sthefany Lorrany Pereira Silva, 8 anos. Em sua primeira visita à BNB, ela se encantou com o número de livros e com a magnitude das salas. Um dos ambientes preferidos dela foi o espaço infantil, que conta com um leque extenso de gibis e obras para a criançada. "É muito grande aqui, dá até para se perder", contou. Também foi a primeira vez que Sthefany assistiu a uma peça teatral de bonecos: "Foi muito legal e divertido. Vou contar todos os detalhes para a minha mãe. Minha personagem preferida foi a Maricotinha."

Sthefany Lorrany Pereira Silva assistiu a primeira peça com bonecos da vida e ficou impressionada com o tamanho da BNB: “Dá até para se perder” | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Responsável pela criançada do Instituto Ser Mais-Gama-DF, a Irmã Alciane Maria da Silva disse que a experiência ficará marcada na memória dos pequenos. "Eles estavam muito animados. Temos crianças de 6 a 14 anos que nunca tinham vindo aqui na biblioteca e que, com certeza, aproveitaram muito", avaliou.

O projeto A Infância na Biblioteca é realizado pela Voar Arte para a Infância e Juventude, por meio de um termo de fomento, em parceria com o Ministério da Cultura. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) cede os equipamentos públicos para a realização das atividades, que contam com acessibilidade na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

Marco Augusto Rezende: “Mostramos que a biblioteca é um lugar público, em que a criança pode vir e pegar livro emprestado, mas, principalmente, que é um lugar que ferve cultura”

"Idealizamos o projeto para agregar outras ações dentro da biblioteca além da literatura. Mostramos que a biblioteca é um lugar público, em que a criança pode vir e pegar livro emprestado, mas, principalmente, que é um lugar que ferve cultura. Temos teatro, contação de histórias e até algo inusitado que é a oficina de perna de pau. São atividades que aproximam o público infantil", defende o produtor executivo do projeto, Marco Augusto Rezende, que é bonequeiro, ator e diretor teatral.

Atividades para a criançada

A programação de férias na BNB começou no último sábado (6), com contação de histórias com a escritora Maristela Papa, e segue até o dia 27. Haverá também exibição de filmes infantis, palestras sobre livros, espetáculo circense, oficinas de brinquedos e escrita criativa. A participação é livre e gratuita. Escolas e instituições interessadas em levar estudantes devem entrar em contato com a BNB pelas redes sociais ou pelo e-mail [email protected].

"Receber as crianças nas bibliotecas é extremamente importante para mostrar que são locais lúdicos, de prazer, de leitura. É muito comum que as pessoas conheçam as bibliotecas apenas quando vão para a universidade ou começam a estudar para concurso. Mas, na verdade, as bibliotecas são espaços para todos, principalmente para as crianças, que um dia serão nossos novos leitores", destaca a diretora da BNB e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, Marmenha Rosário.

Irmã Alciane Maria da Silva ressaltou a alegria das crianças com o passeio

No final de junho, a Secec assinou um Acordo de Cooperação Federativo (ACF-SNBP) junto ao Ministério da Cultura para formalizar o credenciamento do sistema do DF ao Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP). Com duração de 30 anos, a parceria tem o objetivo de aprimorar a assistência às políticas públicas desenvolvidas nos equipamentos públicos. Dessa forma, o acervo, a gestão e o atendimento dos espaços estarão cada vez melhores para atender a população.

Os endereços e contatos das bibliotecas públicas do DF estão disponíveis no site da Secec. (Rede de Bibliotecas Públicas DF )

Veja a programação completa de férias na BNB

 

 

Quinta-feira (11)
10h – Visita Guiada + exibição audiovisual João e pé de feijão + Contação de histórias sobre cordel (de 5 a 12 anos) com Jairo Mozart

Sexta-feira (12)
10h- Visita Guiada + palestra Num livro cabe o mundo inteiro, com o escritor Marcos Linhares

Sábado (13)
10h – Espetáculo O Circo Literário, da Palhaça Biliska

Segunda-feira (15)
Das 10h às 12h – Oficina As treÌ‚s partes da historia, com Leila Salgado

Terça-feira (16)
Das 10h às 12h – Oficina de escrita criativa, com Maristela Papa
Das 15h às 17h – Oficina Heróis e vilões em teatro de sombras, com Maristela Papa

Quarta- feira (17)
Das 10h às 12h – Oficina de brinquedos artesanais, com Neide Nazaré

Quinta-feira (18)
Das 10h às 12h e das 15h às 17h – Oficina de perna-de-pau, com Neide Nazaré

Sexta-feira (19)
Das 15h às 17h – Contação de histórias, com Tia Elis

Sábado (20)
Das 10h às 12h – Sessão de contação de histórias, com Gil e Lemisa

Sábado (27)
Das 10h às 12h – Palestra O Papel da Família na Formação do Leitor, com a especialista em literatura infantil, Ana Paula Bernardes

Comunicar erro
TAGUATINGASHOPPING

ComentĂĄrios

PONTUAL CARGO