ORLA/BRASAL

O que é anime shoujo?

Um anime shoujo é um anime cujo material de origem é um mangá publicado em uma revista shoujo.

Por Meu Quadradinho em 10/07/2024 às 21:14:28

Um anime shoujo é um anime cujo material de origem é um mangá publicado em uma revista shoujo. Em outras palavras, é uma adaptação de um mangá com um público shoujo.

O conceito de shoujo é geralmente comercializado para meninas, o que não quer dizer que outros gêneros ou faixas etárias não possam desfrutar desse anime também. Entretanto, o público-alvo afeta todo o resto, desde os temas, estilos de arte e até mesmo a forma como as palavras são traduzidas do japonês.

O que é anime shoujo?

Shoujo é um indicador demográfico para animes e mangás voltado para meninas na pré-adolescência e adolescência, visto que a palavra em japonês pode ser traduzida para "garota". Entretanto, entre os fãs ocidentais, o conceito muitas vezes é associado a um estilo visual e de narrativa, e não a um grupo demográfico. 

Animes shoujo costumam ter base na realidade cotidiana dos jovens, principalmente no ensino médio, e geralmente se concentram nas complexidades dos relacionamentos interpessoais. Isso muitas vezes permite que o shoujo também se enquadre em outras categorias, como romance. 

Yona of the Dawn via Pierrot/reprodução

De modo geral, o shoujo explora narrativas nas quais o personagem pensa em voz alta e explica por que decidiu fazer o que fez. Ao mostrar o diálogo interno e a autoanálise, o shoujo constrói a história e os personagens.

Embora seja uma categoria por si só, há uma certa indefinição no shoujo, que permite que ele se torne um gênero totalmente diferente simplesmente com a adição de certos elementos.

Leia também:

Shoujo e animes "magical girl"

Cardcaptor Sakura via Madhouse/reprodução
Cardcaptor Sakura via Madhouse/reprodução

Animes e o mangás shoujo tradicionalmente tendem ao forte foco em relacionamentos e desenvolvimento dos personagens, ele é muito diversificado para ser classificado de forma tão simples.

Por exemplo, há um subgênero popular no shoujo chamado mahō shōjo, mais conhecido no ocidente como “magical girl”. Embora existam muitos subgêneros de shoujo, esse é predominante o suficiente para merecer uma menção especial. 

Nesse subgênero, as heroínas recebem poderes mágicos, geralmente com o objetivo de combater o mal em nome do amor e da justiça. Sequências de transformação elaboradas e roupas bonitas são um elemento básico desse estilo de mangá e anime, por isso também é muito popular entre cosplayers. Esse subgênero também tende a apresentar mais ação e lutas do que o shoujo tradicional.

Alguns animes shoujo

Kiss Him, Not Me via Brain's Base/reprodução
Kiss Him, Not Me via Brain’s Base/reprodução

Alguns títulos de anime shoujo, muito dos quais você pode encontrar no Crunchyroll, incluem: Onegai My Melody, Say “I love you.”, Blue Spring Ride, Yona of the Dawn e Kiss Him, Not Me.

Quando o assunto é magical girl, os principais títulos são: Sailor Moon, Cardcaptor Sakura, Revolutionary Girl Utena, Little Witch Academia, Pretty Cure e Tokyo Mew Mew.

Comunicar erro
TAGUATINGASHOPPING

ComentĂĄrios

PONTUAL CARGO