Há uma enorme variedade de gêneros no mundo do anime e do mangá, e eles geralmente são categorizados por seu demográfico. Isso significa que os animes são divididos em grupos com base em seu público-alvo, mas cada um deles inclui ainda muitos gêneros e subgêneros.
Sendo assim, um anime josei é um anime cujo material de base é um mangá publicado na mesma categoria. Em outras palavras, é uma adaptação animada de um mangá com um público denominado josei.
A palavra josei significa mulher em japonês, mas quando se trata de anime, não se refere ao sexo ou gênero dos personagens, mas sim ao gênero da história e ao seu público-alvo.
Mangás e animes josei são destinados a mulheres adultas, enquanto o shoujo é para meninas e jovens adultas. Entretanto, na realidade, a linha entre essas duas categorias é muitas vezes tênue, pois muitos animes têm elementos tanto de shoujo quanto de josei.
Os animes josei exploram temas e tópicos mais maduros em comparação ao shoujo, geralmente adotando um ponto de vista realista e explorando as várias nuances do romance, da amizade, da família e do coração partido.
Outros tópicos relevantes retratados no josei são questões familiares, a experiência de uma mulher em um ambiente de trabalho dominado por homens e demais relacionamentos complicados.
Essa categoria de anime não possui tanto conteúdo quanto shounen, seinen ou shoujo. Um dos motivos é que muitos mangás josei são adaptados para live action em vez de anime. Ainda assim, é importante ressaltar que o fato de haver tantos títulos de mangá josei sendo adaptados para anime, isso não significa que as mulheres adultas não assistam animes.
Leia também:
Alguns títulos de anime josei, muito dos quais você pode encontrar no Crunchyroll, incluem: Nana, Aggretsuko, Descending Stories: Showa Genroku Rakugo Shinju, Princess Jellyfish, Paradise Kiss, Honey and Clover, Kids on the Slope, Wotakoi: Love is Hard for Otaku, Chihayafuru e Nodame Cantabile.