Menos de uma semana após ter vencido o segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, o futuro presidente do país, Yamandú Orsi, viajou ao Brasil para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, nesta sexta-feira (29).
Segundo informações divulgadas pelo governo brasileiro, os dois líderes discutiram as relações bilaterais e o acordo em discussão entre o Mercosul e a União Europeia.
"Como conclusão, somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa", afirmou Orsi a jornalistas ao fim do encontro.
O encontro acontece uma semana antes da próxima Cúpula do Mercosul, marcada para ocorrer em Montevidéu nos próximos dias 5 e 6 de dezembro (quinta e sexta-feira). Lula confirmou presença.
O presidente eleito uruguaio é integrante da Frente Ampla (de esquerda – grupo político de José "Pepe" Mujica) e vai assumir o cargo em março de 2025, substituindo Luis Lacalle Pou (de direita). Apesar da divergência ideológica, o país caminha para uma transição sem sobressaltos.
Ao encontrar o presidente brasileiro, inclusive, Orsi trouxe um recado de Lacalle Pou, que agradeceu a Lula pela constante parceria entre os dois países, que não costuma sofrer abalos mesmo em períodos de divergências políticas entre os dois Estados.
"Para nós, é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente", disse o futuro presidente uruguaio.