Empresas como Adobe e Salesforce registraram um número crescente de vendas online que começou no feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e atingiu seu pico na última semana de novembro com a Black Friday. Segundo os dados divulgados, o gasto global online ultrapassou os 74 bilhões de dólares em 24 horas, o que representa um aumento de 5% se comparado aos números do ano passado nesse mesmo período.
No ano de 2023, a Salesforce indicou um gasto global de 70,9 bilhões de dólares, uma diferença significativa. O Departamento do Censo dos Estados Unidos informa que o comércio eletrônico local cresceu entre 6% e 8% no último trimestre, o que pode indicar a razão para parte do aumento das vendas deste ano. Confira mais informações a seguir.
Nos Estados Unidos, as grandes empresas notaram um aumento massivo de compras online em virtude do feriado de Ação de Graças (o famoso Thanksgiving). Contudo, dados trazidos recentemente pela Adobe e Salesforce demonstram que o movimento de vendas durante a Black Friday foi ainda mais estrondoso que o do feriado norte-americano: enquanto o Thanksgiving registrou uma arrecadação global de 33,6 bilhões de dólares, a Black Friday saiu na frente com 74,4 bilhões gastos globalmente em apenas 24 horas.
Para título de comparação, apenas a nação estadunidense arrecadou valores entre 10,8 bilhões (segundo a Adobe) e 17,5 bilhões (apontado pela Salesforce). O restante do lucro veio dos demais países, que apesar de ofertarem muitas estratégias de marketing, ainda não veem a Black Friday de forma tão culturalmente intrínseca como os EUA.
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No ano de 2023, os apontamentos de lucros conquistados nos Estados Unidos e ao redor do mundo foram menores. Nos EUA, a Adobe informou uma arrecadação de 9,8 bilhões (uma queda de 10,2% comparado ao apontamento desse ano), enquanto a Salesforce estipulou 70,9 bilhões globalmente (uma queda de 5% comparado a 2024).
O Departamento do Censo dos Estados Unidos informou ao público que o comércio eletrônico do país registrou um crescimento entre 6% e 8%, o que pode explicar como os produtos vendidos esse ano adquiriram uma arrecadação substancialmente maior que no ano passado.
Além disso, também é possível estimar que, futuramente, o mercado pode arrecadar valores cada vez maiores, tendo em vista que as lojas do passado dependiam quase que exclusivamente do comércio presencial, mas hoje, os produtos são adquiridos tanto por lojas físicas quanto por lojas online e essa diversificação aumenta as projeções de lucro. É isso o que Vivek Pandya, analista da Adobe, destaca ao informar que a influência de celulares, dentre outros eletrônicos, tem um impacto direto nas compras atualmente.