Keeper

Moeda de ouro romana cunhada por assassino de Júlio César vai a leilão

A moeda, considerada rara, retrata Brutus na face e uma vitória naval durante a guerra civil romana no verso

Por Meu Quadradinho em 08/12/2024 às 06:38:30

A história conta que Marcus Junius Brutus foi um personagem central no assassinato de Júlio César, em 44 a.C. Mas você sabia que, logo depois de conspirar contra o ditador romano, ele cunhou uma moeda de ouro em homenagem ao feito?

Existem apenas 17 moedas do tipo conhecidas hoje e elas datam de 43 ou 42 a.C. E uma destas relíquias romanas, que retrata Brutus na face e uma vitória naval durante uma guerra civil no verso, será leiloada na próxima semana.

A história por trás da moeda

  • Em março de 44 a.C., Brutus fez parte de uma conspiração formada por dezenas de homens que tinham como objetivo assassinar César.
  • O grupo acreditava que o poder crescente do ditador ameaçava a República Romana.
  • Júlio César foi esfaqueado 23 vezes e, enquanto estava morrendo, teria proferido uma frase que ficou para a história: "Até você, Brutus?".
  • O povo romano ficou revoltado com o assassinato.
  • Por isso, Brutus foi obrigado a ir para o exílio, tentando assumir as províncias orientais, enquanto os aliados de César permaneceram em Roma.
  • Foi neste período que o conspirador, para pagar seus soldados, cunhou moedas como o denário de prata, que valia cerca de um dia de pagamento, e o áureo de ouro, que equivalia a 25 denários, ou cerca de um mês de pagamento.
  • A situação levou a uma guerra civil que acabou sendo vencida pelos aliados de César, que derrotaram Brutus na Batalha de Filipos, na Grécia.
Estátua do ditador romano Júlio César (Imagem: Jule_Berlin/Shutterstock)

Leia mais

Leilão acontece ainda neste ano

A rara moeda de ouro que vai a leilão é um áureo que foi cunhado antes da Batalha de Filipos e tem um retrato de Brutus. O título BRVTVS IMP (erator) que aparece na face do objeto refere-se à vitória militar sobre a tribo trácia dos Bessi, que se opôs ao controle de Brutus sobre a área em 43 a.C. Já a parte de trás inclui as proas de dois navios, que representam as vitórias navais de Brutus em 42 a.C.

Uma razão pela qual essa moeda é considerada tão rara é que apenas seis matrizes de selos foram usadas para criar o design dela, o que aconteceu por um período muito curto. Ela também vem de uma grande e importante coleção de moedas romanas de propriedade de Giuseppe Mazzini, importante político italiano do início do século XX.

Estátua de Brutus, conspirador que assassinou Júlio César (Imagem: Ivan Moreno sl/Shutterstock)

O objeto foi vendido pela última vez em 2006 e agora será leiloado pela Numismatica Genevensis SA. O leilão está marcado para os dias 9 a 10 de dezembro deste ano.

Comunicar erro
tauaresorts

Comentários

PATROCINADORES GERAL