A história conta que Marcus Junius Brutus foi um personagem central no assassinato de Júlio César, em 44 a.C. Mas você sabia que, logo depois de conspirar contra o ditador romano, ele cunhou uma moeda de ouro em homenagem ao feito?
Existem apenas 17 moedas do tipo conhecidas hoje e elas datam de 43 ou 42 a.C. E uma destas relíquias romanas, que retrata Brutus na face e uma vitória naval durante uma guerra civil no verso, será leiloada na próxima semana.
Leia mais
A rara moeda de ouro que vai a leilão é um áureo que foi cunhado antes da Batalha de Filipos e tem um retrato de Brutus. O título BRVTVS IMP (erator) que aparece na face do objeto refere-se à vitória militar sobre a tribo trácia dos Bessi, que se opôs ao controle de Brutus sobre a área em 43 a.C. Já a parte de trás inclui as proas de dois navios, que representam as vitórias navais de Brutus em 42 a.C.
Uma razão pela qual essa moeda é considerada tão rara é que apenas seis matrizes de selos foram usadas para criar o design dela, o que aconteceu por um período muito curto. Ela também vem de uma grande e importante coleção de moedas romanas de propriedade de Giuseppe Mazzini, importante político italiano do início do século XX.
O objeto foi vendido pela última vez em 2006 e agora será leiloado pela Numismatica Genevensis SA. O leilão está marcado para os dias 9 a 10 de dezembro deste ano.