Com a inflação, quanto custaria um Onix 2012 hoje?
Em 2012, o Chevrolet Onix, um dos carros mais populares do Brasil, era lançado com preços a partir de R$ 29.
Por Meu Quadradinho 10/02/2025 às 14:06:36 - Atualizado há
Em 2012, o Chevrolet Onix, um dos carros mais populares do Brasil, era lançado com preços a partir de R$ 29.990. Mas, com a inflação acumulada ao longo dos anos, quanto custaria esse mesmo carro em 2025?
Para responder a essa pergunta, é preciso considerar fatores como a desvalorização do real, os aumentos de impostos e custos de produção — e a valorização do próprio veículo no mercado de usados.
Quanto custaria um Onix 2012 hoje?
Uma forma estimar o valor atualizado do Onix de entrada em 2012 é utilizar a Tabela FIPE, que calcula o preço médio dos veículos no mercado brasileiro. No entanto, a FIPE não considera a inflação, apenas a desvalorização do veículo.
Para ter uma ideia do impacto da inflação, o Olhar Digital realizou uma simulação utilizando a calculadora de correção monetária do Banco Central.
O Chevrolet Onix 2012 era oferecido com duas opções de motor: 1.0 e 1.4, ambos flex.(Imagem: Divulgação/Chevrolet)
Considerando o período de quase 13 anos, o valor corrigido pela inflação do Onix LS 2012 segundo o índice IGP-M (FGV) seria de quaseR$ 76.100. Ou seja, o mesmo carro custaria 2,53 vezes mais caro em 2025. Para efeito de comparação, um carro novo de entrada custa hoje entre R$ 70.000 e R$ 80.000.
No entanto, esse valor é apenas uma estimativa. O valor real no mercado de usados pode variar dependendo da condição do veículo, quilometragem e opcionais.
O Onix 2012 podia vir equipado com airbags frontais, freios ABS e controle de estabilidade nas versões mais completas. (Imagem: Divulgação/Chevrolet)
Além disso, é importante lembrar que o mercado de seminovos está aquecido, com alta demanda e preços elevados. Portanto, se você está pensando em comprar um Onix 2012, é importante pesquisar e comparar os preços.
Ainda é possível encontrar o modelo em bom estado e com um preço justo. Mas, esteja preparado para pagar mais do que era cobrado em 2012, devido à inflação e à valorização do mercado de usados.
O Chevrolet Onix é sucesso de vendas
A LTZ era a versão mais completa, com rodas de liga leve, faróis de neblina, central multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e teto solar. (Imagem: Divulgação/Chevrolet)
O Chevrolet Onix se tornou um dos carros mais populares do Brasil e contribuiu para popularizar os carros compactos premium, oferecendo um bom custo-benefício e design moderno. O modelo também introduziu tecnologias e equipamentos que se tornaram comuns em carros compactos, como a central multimídia com tela de 7 polegadas.
Suas unidades comercializadas somam mais de 1,5 milhão desde o lançamento, segundo a Fenabrave. Esse número o coloca entre os carros mais vendidos de todos os tempos no país. O Onix encerrou 2024 com 97.508 unidades vendidas, garantindo o terceiro lugar no ranking geral de vendas, ficando atrás apenas da Fiat Strada e do Volkswagen Polo.
O preço do Onix também disparou nos últimos anos. O modelo 2025, por exemplo, parte de R$ 93.770 e pode custar até R$ 127.490 na versão Premier 1.0 Turbo AT. Essa mudança foi resultado de uma combinação de fatores:
A alta generalizada dos preços no Brasil, especialmente nos últimos anos, impactou diretamente o setor automotivo.
Os custos de produção, como matérias-primas e componentes, aumentaram, e as montadoras repassaram esses aumentos para o consumidor final.
A moeda brasileira também perdeu valor frente ao dólar, o que encareceu os produtos importados utilizados na produção de veículos.
Os consumidores brasileiros passaram a buscar carros com mais tecnologia, segurança e conforto, o que aumentou os custos de produção.
As montadoras, para atender essa demanda, passaram a oferecer mais opcionais e versões mais completas, o que elevou os preços dos veículos.
As novas exigências de segurança, como airbags e freios ABS obrigatórios, encareceram os carros.
Além disso, as normas de emissões de poluentes também exigem investimentos em tecnologia, elevando os custos de produção.
Os impostos sobre veículos no Brasil são altos, o que também contribui para o aumento dos preços.
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