O Bloco Galo Cego, um dos mais tradicionais e animados grupos de carnaval de rua de Brasília, anuncia sua nova localização para a edição de 2025. Desta vez, o bloco desfilará em frente à antiga sede do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul, virado para a Galeria dos Estados e o Eixinho. A mudança promete trazer ainda mais visibilidade e conforto para os foliões que acompanham o grupo, que completa 11 anos de história em 2025.
"A mudança também reforça a conexão do bloco com a história e a cultura de Brasília, celebrando a cidade em um dos seus pontos mais icônicos", explica Fabio Aires (produtor do Bloco). "O local foi escolhido para oferecer mais espaço e comodidade ao público, que nas últimas edições ultrapassou 5 mil pessoas", ressalta.
Fundado por Bruno Dourado (percussão e vocal do Galo Cego), que seguiu os passos do pai, Amaro José, o bloco nasceu da união de amigos apaixonados pela batucada. Junto com Luis Maurício Ribeiro (baixista do Natiruts e também vocal do Galo Cego) e Fábio Aires (surdo), Bruno deu vida a uma autêntica celebração da percussão brasileira. Com o reforço de músicos profissionais do Clube do Choro de Brasília, o Galo Cego hoje conta com quase 30 ritmistas, todos unidos pela paixão à música e à cultura popular.
O repertório do Bloco Galo Cego é um verdadeiro passeio pela música brasileira. Dos clássicos do samba, como Vou Festejar (Beth Carvalho) e Trem das Onze (Adoniran Barbosa), às canções de Chico Buarque, como Cotidiano e A Rita, o grupo também mergulha no swing de Jorge Benjor, nos sambas-enredo das escolas do Rio de Janeiro e em versões únicas de hits do Tim Maia, Rappa, Natiruts, Paralamas do Sucesso e Raimundos, tudo tocado com a energia contagiante da batucada e do samba reggae. A viagem musical termina em alto estilo, com clássicos do Olodum e axés antigos, executados com a força de mais de 20 percussionistas.
Além da percussão, o bloco conta com o apoio de uma harmonia de primeira, formada por professores do Clube do Choro de Brasília: Pedro Vasconcelos (cavaco), Vinicius Vianna (violão), Dido Mariano (baixo) e um naipe de metais, que garantem o acabamento musical perfeito para as apresentações.
Além de se apresentar no seu tradicional bloco de rua, que acontece sempre no último sábado antes do carnaval, o Galo Cego já marcou presença em diversos eventos e festas conhecidas da capital federal. Em 2015, o grupo lançou seu primeiro CD de músicas autorais, gravado ao vivo no palco do Clube do Choro de Brasília, um marco na trajetória do bloco. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais.
Sobre o Bloco Galo Cego
O Bloco Galo Cego é uma celebração da música e da cultura brasileira, unindo amigos, músicos profissionais e foliões em torno da batucada. Com 11 anos de história, o grupo se consolidou como um dos mais queridos do carnaval de Brasília, levando alegria e energia aos seus seguidores. Em 2025, o bloco promete mais uma vez emocionar e animar o público com seu repertório diversificado e sua batucada poderosa.
Serviço:
Bloco Galo Cego no Carnaval de Brasília 2025
Data: 22 de fevereiro (último sábado antes do carnaval)
Local: Setor Bancário Sul, em frente à antiga sede do Banco do Brasil, virado para a Galeria dos Estados e Eixinho.
Horário: Concentração a partir das 13:00 hs
Entrada gratuita!
Venha celebrar a batucada, a alegria e a diversidade musical brasileira com o Bloco Galo Cego!