Doença transmitida por carrapato pode "destruir" os glóbulos vermelhos
A babesiose é uma doença parasitária rara capaz de destruir os glóbulos vermelhos, as células que fornecem oxigênio aos tecidos dos pulmões.
Por Meu Quadradinho 20/03/2025 às 12:06:59 - Atualizado há
A babesiose é uma doença parasitária rara capaz de destruir os glóbulos vermelhos, as células que fornecem oxigênio aos tecidos dos pulmões. Ela é transmitida por carrapatos e pode ocorrer em todo o mundo.
Segundo os médicos, os casos são mais comuns na primavera e no verão. Isso acontece porque estas épocas do ano são quando as pessoas têm maior probabilidade de entrar em contato com os carrapatos que espalham a doença.
Carrapatos transmitem a doença
A babesiose é causada por parasitas microscópicos que pertencem ao gênero Babesia. Eles geralmente infectam o gado e são transmitidos por carrapatos que se alimentam do sangue de diferentes hospedeiros.
Uma vez dentro do corpo, estes parasitas invadem e destroem os glóbulos vermelhos. Isso limita severamente a capacidade dessas células de fornecer oxigênio aos tecidos, potencialmente levando à morte.
Glóbulos vermelhos são afetados pela doença (Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock)
Embora mais de 100 espécies de parasitas Babesia tenham sido identificadas até hoje, apenas algumas espécies são conhecidas por infectar humanos. A maioria dos casos está ligada ao Babesia microti e é transmitida por carrapatos de pernas pretas (Ixodes scapularis).
Em casos mais raros, a transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio de transfusões de sangue contaminado. Além disso, existem indícios de que a doença pode se espalhar da mãe para o feto através da placenta. As informações são do Live Science.
Carrapato é o responsável por transmitir a doença (Imagem: KPixMining/Shutterstock)
Infecção pode ser fatal
A maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma de babesiose.
No entanto, em indivíduos com sistema imunológico enfraquecido ou com mais de 50 anos, os parasitas podem desencadear doenças graves.
Pacientes que removeram o baço também são mais vulneráveis, uma vez que o órgão ajuda a remover os glóbulos vermelhos infectados do corpo.
Os sintomas típicos incluem febre, calafrios, suor, dores musculares, bem como inchaço do fígado e do baço e baixo nível de glóbulos vermelhos no corpo.
Eles geralmente surgem dentro de uma a quatro semanas após a infecção e podem durar vários dias.
Casos graves podem causar falência de múltiplos órgãos e até à morte.
O principal tratamento para a babesiose é uma combinação de medicamentos antiparasitários e antibióticos.
A melhor maneira de prevenir a doença é evitar o contato com carrapatos.
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Em dezembro de 2013, menos de um ano depois de se tornar papa, Jorge Bergoglio surpreendeu um grupo de fiéis em uma...