Atenção! Veja onde pode chover granizo nesta quarta-feira no Brasil
O tempo segue instável em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (16).
Por Meu Quadradinho 16/04/2025 às 09:20:37 - Atualizado há
O tempo segue instável em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (16). Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) deve enfrentar as condições mais críticas, com previsão de temporais e até chuva de granizo.
A combinação de uma frente fria e um centro de baixa pressão tem mantido o ritmo intenso de chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por isso, chuvas também devem atingir com mais força os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Além de granizo, há riscos de alagamentos e deslizamentos, alerta Inmet
O Inmet alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas regiões citadas.
Inmet emitiu alertas laranja e amarelo de chuva para esta quarta-feira, 16 (Imagem: Reprodução/Inmet)
Além disso, o instituto emitiu alerta laranja – que significa “perigo” de chuvas entre 50 e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h – para cinco estados:
Goiás;
Mato Grosso do Sul;
Minas Gerais;
São Paulo;
Rio de Janeiro.
Inmet emitiu alertas de chuva e temporais para estados de várias regiões do Brasil (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)
O Inmet também emitiu alerta amarelo – este significa “perigo potencial” de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e de ventos de 40 a 60 km/h. Este alerta vale para parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (veja no mapa na página inicial do site do Inmet).
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando o clima, com canais de umidade que se estendem da Amazônia ao Atlântico. Por isso, as chuvas devem continuar. Mas há expectativa de mudanças nas próximas semanas.
O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas. É importante desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Apesar de ser outono, clima está no ‘modo verão’ no Brasil
Faltam cinco dias para outono completar um mês. Mas o clima no Brasil ainda está no "modo verão", segundo a Climatempo. Sim, teve frente fria recentemente. E outras duas podem passar pelo país ainda em abril. Mas tem muita umidade no ar e a atmosfera ainda está quente.
"Com o predomínio do ar quente e úmido, as nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente", escreve Josélia Pegorim, no site da Climatempo.
Circulação do vento em vários níveis da atmosfera estimula crescimento de áreas de instabilidade sobre as regiões do Brasil (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)
A circulação do vento em vários níveis da atmosfera vai estimular o crescimento de áreas de instabilidade sobre as regiões do Brasil, segundo Pegorim.
Para o Sul, por exemplo, a previsão é a seguinte:
Alerta para temporais no oeste e noroeste do Paraná. E atenção para pancadas de chuva moderadas e fortes no sul, centro, norte e litoral paranaense. O mesmo vale para oeste, centro e sul de Santa Catarina. E também para norte do Rio Grande do Sul;
Não há alertas para as outras áreas da região Sul – por exemplo: regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
No Sudeste, há alerta para temporais no oeste e noroeste de São Paulo e de Minas Gerais, incluindo as regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro e de Unaí.
Documentos apresentados no julgamento antitruste do Meta nos EUA revelaram como a empresa vem enfrentando dificuldades para manter o Facebook culturalmente...